quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Nunca lhe prometi um jardim de rosas.

Qual o limiar que separa a loucura da sanidade? Quais os preços que pagamos pela normalidade? Quanto nos custa não nos alienar com tantas atrocidades e tudo mais que não podemos mudar?O que nos faz de fato mentalmente saudáveis?
E fui submergida numa porção de reflexões que mesmo indiretamente e inteligentemente Hannah Green nos oferece. Pensar sobre essa linha tênue que nos coloca em um dos lados é pensar em situações reais, em como essa barreira pode ser ultrapassada a qualquer vago momento e como pode ser 'fácil' perder a razão.
Me senti feliz por fazer parte pelo menos durante esses 13 dias (tempo gasto para ler o livro devido as taaaantas atividades paralelas) do fantástico mundo de Blau, passear pelas suas realidades paraleas, absorver toda magia, encantamento e por que não dizer sofrimento dessa personagem tão 'real' .
E nos convida a pensar no quão dolorosa é a loucura, a doença emsi, toda a sua sintomatologia, as consequências, as restrições e toda desordem que ela abarca.
E onde estão os culpados? ponho a me questionar...
Os pais tão amorosos, a família tão dedicada, a irmã terna, as possibilidades muitas vezes favoráveis, onde achar os causadores para esse sofrimento psiquico? Melhor não condena-los, acabam por ser também vítimas dessa sociedade impiedosa que não define culpados mas sim reféns de suas estruturas.
Como o título sugere não existe de fato um final feliz, nem foi prometido em momento algum um mar de rosas, a cura é possibilitada dentro de uma perspectiva maior na qual não se sana os males da vida ou os caminhos tortuosos da sociedade mas aprende-se a conviver com eles.



Sem dúvidas um dos melhores livros que já li, eu recomendo ;)
Como é de se observar devido a minha ausência ao meu cantinho precioso, as aulas voltaram e com força total como diria uma amiga. Logo,ta sobrando pouco tempo pra vir aqui..mas Lay e Mi, a passadinha no blog de vocês é sagrada!

4 comentários:

Caio Miniaturas disse...

Com uma ótima descrição dessas, não há como não querer ler o livro. Valeu pela indicação: será minha próxima compra na livraria. Parabéns pela (ótima) escrita. Boa semana.

ALBERGUE MENTAL
http://caioalbergue.blogspot.com

Layz Costa disse...

.__.
A minha visita aqui também,
S-A-G-R-A-D-A.
Bia esses dias me perguntou um blog legal, eu disse a ela 'O de Lara, sua prima!'
hahaaha

Lariiinha, sou sua fã!
:B

FRAN SANTANA disse...

ADOREI SEU POST...
FAREI PRESENÇA FREQUENTE EU SEUS TEXTOS APARTIR D AGORA.... CONFIRA MEU BLOG TB...
simplescompasso.blogspot.com

BJS

Suca disse...

amei ler esse livro, uma mistura de psicanálise com romance. quem não leu, leia.